A música tem o poder de trazer diversos benefícios para a saúde, auxiliando no bem estar e socialização.

Especialmente na terceira idade, aprender a tocar um instrumento, ouvir um estilo que mais nos atrai ou até mesmo participar de um coral é uma ótima forma de nos proporcionar saúde enquanto fazemos algo divertido, estimulando nossa cognição.

 

Como a música na terceira idade pode ajudar?

A música ajuda o organismo a liberar endorfinas, substâncias essas que são responsáveis por provocar em nós sensações de prazer e felicidade.

Quando ouvimos algo de que gostamos fazemos com que nosso corpo as produza e sintetize com mais facilidade.

E isso não acontece apenas ouvindo música. Tocar um instrumento, cantar ou dançar melhora o humor, diminui os níveis de ansiedade e tudo isso junto, ajuda a evitar sintomas de depressão.

Quando o idoso decide aprender uma música nova ou tocar um instrumento musical, seu cérebro é estimulado a permanecer mais ativo. É por isso que a memória melhora, prevenindo doenças degenerativas como o Alzheimer.

 

o poder da musica

 

Musicoterapia

Sendo uma técnica de tratamento, a musicoterapia utiliza a música associada a várias atividades para tratar diversas alterações da saúde, podendo melhorar o humor, aumentar a autoestima, estimular o cérebro e até mesmo melhorar a expressão corporal.

Sendo assim, a musicoterapia pode ser usada para que idosos tenham maior facilidade para lidar com mudanças psicológicas que ocorrem com a idade, podendo prevenir problemas cardiovasculares (como por exemplo a pressão alta).

Nesta atividade é estimulado a participação de diversas formas, seja cantando, brincando, improvisando ou dançando, porém, abre espaço para que seus praticantes possam conversar sobre seus problemas e preocupações.

A musicoterapia pode auxiliar os idosos com dificuldades de se locomover ou de se equilibrar, devido aos seus ritmos marcados. É ainda, um ótimo estimulante da fala, proporcionando momentos de canto, que melhoram problemas de dicção e oratória.

 

RESIDENCIAL DOLCE VITA: RESIDENCIAL SÊNIOR E CENTRO DIA EM PIRACICABA/SP

Somos um residencial geriátrico com o objetivo de acolher idosos, com ou sem limitações, estimulando as pessoas a conviverem socialmente, com cuidados 24 horas por dia.

Com um grande portfólio de serviços, temos os profissionais e a estrutura perfeita para atender as necessidades dos idosos.

Oferecendo desde enfermagem e cuidadoras 24 horas por dia até meditação, yoga e acupuntura.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?