Existem diversos exercícios para idosos capazes de estimular a memória em idosos, de forma a garantir uma vida saudável. A perda de memória é um processo que pode ser muito recorrente na terceira idade, se tornando um motivo de preocupação para o idoso e para seus familiares.
A perda de memória pode ser causada por diversos motivos, desde patologias até mesmo o processo natural de envelhecimento. Com o passar dos anos, podemos perceber as mudanças físicas que ocorrem com o nosso corpo, embora o envelhecimento da nossa mente não seja fisicamente visível, ele acontece.
Porém, assim como o envelhecimento físico pode ser feito de forma natural e menos agressiva através de atividades e exercícios, o envelhecimento da nossa mente e os problemas causados por ele, também podem ser diminuídos.
Com o passar dos anos é comum sofrer com a perda de memória. Porém, é possível trabalhar a mente para manter as capacidades cognitivas saudáveis. E pensando nisso, o Residencial Dolce Vita separou alguns exercícios para idosos que ajudam a memória.
1. Novos aprendizados
Aprender coisas novas continuamente é uma das melhores formas de manter o cérebro ativo, e assim, ter uma ótima alternativa para trabalhar a capacidade cognitiva.
2. Jogos cognitivos
Sendo uma forma de manter o cérebro em forma, os jogos cognitivos são uma das melhores maneiras de treinar a memória. Além de exercitar a mente, esses exercícios são uma ótima oportunidade de reunir a família e criar momentos de acolhimento para o idoso.
Alguns exemplos de jogos cognitivos são o quebra-cabeça, cruzadas, sudoku, jogo da memória e o xadrez.
3. Desafios nas rotinas
O estímulo à memória precisa ser constante, para isso pode ser de grande ajuda acrescentar atividades diárias diversas, pois auxiliam a desenvolver a capacidade cognitiva. Esses desafios nas rotinas podem ser muito saudáveis e divertidos.
Alguns exemplos de desafios nas rotinas para os idosos: um novo aprendizado no dia, compartilhamento de conhecimentos com os familiares ou fazer tarefas com a mão contrária ao qual está acostumado (por exemplo, se você é destro, escove os dentes com a mão esquerda).
4. Leitura
A leitura é uma atividade que demanda foco, para que assim, o idoso processe todas as informações e compreenda o contexto do que está lendo. Essa atividade ajuda a trabalhar a memória de curto e longo prazo, estimulando a retenção de novos dados.
Além do mais, a leitura é um ótimo passatempo que traz novos aprendizados e enriquece a cultura e o vocabulário. Uma dica para enriquecer ainda mais essa atividade, é os familiares fazerem perguntas sobre o que ele leu.
RESIDENCIAL DOLCE VITA: RESIDENCIAL SÊNIOR E CENTRO DIA EM PIRACICABA/SP
Somos um residencial geriátrico com o objetivo de acolher idosos, com ou sem limitações, estimulando as pessoas a conviverem socialmente, com cuidados 24 horas por dia.
Com um grande portfólio de serviços, temos os profissionais e a estrutura perfeita para atender as necessidades dos idosos. Oferecendo desde enfermagem e cuidadoras 24 horas por dia até meditação, yoga e acupuntura.