A hidratação na terceira idade é muito importante, pois a água é o elemento fundamental para que ocorra o transporte a distribuição de vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e demais nutrientes que são essenciais para um bom funcionamento do nosso corpo.
Sendo uma das substâncias mais importantes do mundo, a água é essencial. Como nosso organismo não produz, é necessário ingerir água diariamente para que haja um bom funcionamento, esse processo é a hidratação.
Além disso, a hidratação melhora atividades cerebrais, intestinais e musculares, oferecendo assim, um melhor desempenho. E seus efeitos não param por aí, a hidratação é também visível, atuando na aparência e textura da pele.
Qual a importância da hidratação na terceira idade
No processo de envelhecimento, as pessoas começam a presenciar algumas mudanças fisiológicas como, por exemplo, a diminuição da concentração de água no organismo.
A ingestão de água para o idoso é de 2 a 2,5 litros por dia. Não podemos depender da sede para saber a hora de se hidratar, pois quando sentimos sede, nosso corpo está dando um aviso de que já estamos um tempo consideravelmente longo sem líquido.
Em estações mais quentes, é preciso redobrar os cuidados referente a ingerir água, pois o tempo seco e quente pode propiciar uma desidratação muito mais rápida, podendo levar o idoso a apresentar sintomas como fraqueza muscular, tontura, pele seca e até mesmo desorientação.
Benefícios da hidratação na terceira idade
O principal benefício da hidratação é o bom funcionamento do nosso organismo. Porém, as vantagens vão muito além, ajudando nas atividades das células, na digestão, no funcionamento dos rins, regulação da pressão arterial, entre outras.
As nossas células são responsáveis pela absorção de nutrientes e até mesmo do oxigênio (responsável pela nossa respiração). O consumo de água ajuda a aumentar o nível de absorção das células, sendo também, responsável pelo transporte desses mesmos nutrientes até as células.
Os rins são responsáveis por filtrar o sangue, retirando as impurezas, controlando a pressão arterial e até mesmo produzindo hormônios e vitaminas. Quando esse órgão está hidratado, todo o processo se torna muito mais fácil.
A circulação sanguínea nos membros inferiores tende a diminuir com o passar dos anos. A hidratação ajuda o sangue a ficar menos espesso, e assim, facilita a sua circulação, mantendo até mesmo uma frequência cardíaca regulada.
Nosso cérebro é formado por 75% de água, e é mantido por energia, através de nutrientes que são transportados pela água. Isso evita alguns déficits de atenção e até mesmo de memória.
Outro grande problema enfrentado na terceira idade é a pele ressacada, que pode ser causada pela desidratação. Ingerir líquidos continuamente ajuda o corpo a reter líquido em nosso organismo, fazendo com que o ressecamento diminua consideravelmente.
fonte: Essential nutrition.
RESIDENCIAL DOLCE VITA: RESIDENCIAL SÊNIOR E CENTRO DIA EM PIRACICABA/SP
Somos um residencial geriátrico com o objetivo de acolher idosos, com ou sem limitações, estimulando as pessoas a conviverem socialmente, com cuidados 24 horas por dia.
Com um grande portfólio de serviços, temos os profissionais e a estrutura perfeita para atender as necessidades dos idosos. Oferecendo desde enfermagem e cuidadoras 24 horas por dia até meditação, yoga e acupuntura.