A depressão e o suicídio na terceira idade, são vistas como características típicas da velhice.
Essa crença de que os idosos têm mais predisposição à depressão vem, principalmente, da ligação entre a melancolia e o envelhecimento, feito pelo médico Galeno, no século II.
Na sociedade contemporânea, as pessoas idosas são frequentemente retratadas pela mídia como tristes, solitárias e isoladas.
Além disso, são vistas como pessoas que sofrem com perdas, possuem a saúde em declínio e sendo cada vez mais sem utilidade em uma cultura voltada para a juventude.
Porém, embora algumas características, como as perdas, sejam comuns durante o envelhecimento, muitos outros acontecimentos são distorcidos, passando uma imagem pejorativa sobre o mesmo.
O diagnóstico
Infelizmente, a depressão é muitas vezes mal diagnosticada. O diagnóstico torna-se complicado já que a depressão e a doença física podem apresentar sintomas semelhantes.
Muitas vezes, a pessoa deprimida tem queixas somáticas como insônia e falta de apetite, cansaço e dor nos ossos ou nos músculos
Em um paciente mais jovem com poucos problemas físicos é, muitas vezes, mais fácil verificar que essas queixas são parte do transtorno depressivo.
A situação frequentemente torna-se mais ambígua entre pessoas idosas que podem vir a sofrer de um ou mais problemas crônicos de saúde, que poderia ser a origem dos sintomas.
Ou seja, embora a depressão e o suicídio na terceira idade seja algo frequente, muitas vezes demoram para serem diagnosticados, intensificando a doença.
Dessa forma, é importante estar atento aos sinais que indicam depressão, além disso, é importante que o idoso tenha uma companhia garantida, sem que a sua privacidade seja afetada.
Entre as principais manifestações da depressão no idoso, estão:
-
- Dificuldade para alimentar-se da forma correta;
- Problemas para dormir (insônia);
- Queixa de dores físicas;
- Problemas de memória;
- Querer isolar-se ou manter-se recluso.
Como cuidar e evitar a depressão e o suicídio na terceira idade
Algumas atividades simples e hábitos saudáveis podem contribuir para trazer bem-estar e melhorar a saúde mental do idoso, prevenindo a depressão e o suicídio na terceira idade. Entre eles, podemos citar:
-
- Prática de atividades físicas;
- Alimentação saudável e equilibrada;
- Atividades lúdicas e recreativas que exercitem o cérebro;
- Convívio com familiares e amigos.
Para manter a mente equilibrada, é fundamental ter uma rotina saudável e não se isolar socialmente.
Em tempos de distanciamento social como os que vivemos em razão da pandemia de coronavírus, a família pode auxiliar virtualmente, utilizando os meios de comunicação com os quais o idoso tem mais familiaridade.
Ficar sozinho é um fator de risco para a suicídio na terceira idade. Por isso, a companhia para idosos é de fundamental importância para a prevenção desse e de outros problemas.
O Residencial Geriátrico é um espaço altamente adequado para lidar com essas situações, oferecendo diversas atividade, procedimentos e práticas que ajudarão no tratamento.
O Residencial Dolce Vita oferece atendimento multiprofissional aos idosos, desenvolvendo e promovendo a saúde, assim como incentivando a socialização de seus idosos.
Fonte: perspectivas online.
RESIDENCIAL DOLCE VITA: RESIDENCIAL SÊNIOR E CENTRO DIA EM PIRACICABA/SP
Somos um residencial geriátrico com o objetivo de acolher idosos, com ou sem limitações, estimulando as pessoas a conviverem socialmente, com cuidados 24 horas por dia.
Com um grande portfólio de serviços, temos os profissionais e a estrutura perfeita para atender as necessidades dos idosos.
Oferecendo desde enfermagem e cuidadoras 24 horas por dia até meditação, yoga e acupuntura.