Práticas integrativas e complementares para idosos
Piracicaba / SP
Recursos terapêuticos
As PICS englobam uma série de atividades, que também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.
Acupuntura
Baseando-se na ideia de que o corpo é composto de energia (que pode se acumular em várias regiões), a acupuntura busca equilibrar o fluxo e a dispersão desta energia, evitando inflamações no corpo, diminuindo dor, cansaço e fraqueza.
A acupuntura na terceira idade funciona como uma ferramenta que auxilia na redução de dores, inflamações e aumento da sensação de bem-estar.
Outro benefício muito notável da acupuntura, é a diminuição de dores articulares e musculares, diminuindo até mesmo o stress e controlando a hipertensão, e assim, cooperando com a longevidade.
Meditação
A meditação na terceira idade auxilia a comunicação entre os neurônios, a diminuir sentimentos de solidão, proporciona melhora na saúde e também previne problemas como a depressão e ansiedade, por exemplo. Tendo como base a concentração, a respiração controlada é fundamental para que o indivíduo possa chegar a uma meditação profunda.
Um dos vários benefícios da meditação, é a correção da postura, fazendo com que a coluna vertebral fique devidamente alinhada.
Dessa forma, com a prática constante, a pessoa se acostuma a manter uma posição correta, e assim, diminuindo dores locais, que são frequentes na terceira idade.
Musicoterapia
Sendo assim, a musicoterapia pode ser usada para que idosos tenham maior facilidade para lidar com mudanças psicológicas que ocorrem com a idade, podendo prevenir problemas cardiovasculares (como por exemplo a pressão alta).
Nesta atividade é estimulado a participação de diversas formas, seja cantando, brincando, improvisando ou dançando, porém, abre espaço para que seus praticantes possam conversar sobre seus problemas e preocupações.
A musicoterapia pode auxiliar os idosos com dificuldades de se locomover ou de se equilibrar, devido aos seus ritmos marcados. É ainda, um ótimo estimulante da fala, proporcionando momentos de canto, que melhoram problemas de dicção e oratória.
Jardinagem
Os benefícios da jardinagem para idosos são vários, podendo prevenir até mesmo a depressão, diminuir a ansiedade e combater o sedentarismo. Ter acesso a um ambiente natural com vento, sons da natureza e o contato direto com plantas é suficiente para acalmar e proporcionar sensação de bem estar.
Estar em contato com a terra e poder manusear as plantas pode ser um aprendizado, auxiliando no processo de concentração e memória. Praticar jardinagem demanda organização e esforço, sendo um ótimo exercício para o cérebro.
Aromaterapia
É comum na terceira idade os sentimentos negativos, como ansiedade e depressão, serem presentes. A aromaterapia é uma forma de diminuir essas sensações e proporcionar uma boa saúde psicológica, sendo essencial para um envelhecimento saudável.
Existem uma grande variedade de óleos essenciais usados na aromaterapia, cada um com seus benefícios, como o óleo de alecrim, que diminui o cansaço mental e a falta de memória, ou o óleo de canela, que diminui tonturas, irritabilidade e dor de cabeça.
Yoga
A yoga na terceira idade é capaz de fortalecer os ossos, sendo um ótimo aliado para combater a osteoporose, além de prevenir o risco de quedas, pois aumenta o equilíbrio e melhoram a flexibilidade dos pés.
Entre em contato
Telefone / WhatsApp
(19) 98133.3381
Horário de Atendimento Externo
Seg. a Sex. das 08h às 17h
Funcionamento 24 h
Endereço
Residencial Dolce Vita
R. José Benitiz Gregório, 435 – Glebas Natalinas, Piracicaba – SP, 13421-148, Brasil